Português Italian English Spanish

2000 pessoas podem morrer de Covid-19 em Parauapebas

2000 pessoas podem morrer de Covid-19 em Parauapebas

Data de Publicação: 25 de abril de 2020 19:54:00
Por Sinvaldo Braga
Canal 2N
19:54

Com arrepiantes 105 casos confirmados e sete óbitos até o momento, Parauapebas está se despedindo deste sábado (25) como terceiro município mais afetado pelo novo coronavírus no Pará, perdendo apenas para Belém e Ananindeua. O segundo maior produtor de riquezas do Pará tem, de forma chocante, mais que o dobro de registros positivos de todo o Tocantins (50) e três vezes mais mortes que o estado vizinho (duas).

Nas últimas 48 horas, foram mais 61 casos confirmados, um brutal aumento de 156%. O gráfico abaixo relaciona o número de casos em função das suas respectivas datas de confirmação. Os saltos abruptos que se observam na curva vêm instalando um quadro de medo e apreensão nos cidadãos parauapebenses. E também em quem está na linha de frente no combate à Covid-19: os profissionais da saúde.

Ao observar a curva de crescimento no gráfico, é fácil perceber que estamos acelerando descontroladamente o número de pessoas contaminadas, e o pior: esses dias são apenas o início de um logo e doloroso processo.

Entre médicos que trabalham nas redes pública e privada, o consenso é de que Parauapebas padece fortemente de subnotificação. Para os profissionais, o município já teria, numa projeção conservadora, mais de 1.000 infectados, e a estimativa não para de subir.

Diversos profissionais de saúde acreditam que, por conta da inanição dos gestores municipais frente à gravidade do problema, praticamente toda a população deverá, cedo ou tarde, ser contaminada pelo novo coronavírus, algo em torno de 200 mil pessoas. Dessas, pelo menos 20% irão precisar de atendimento hospitalar, o que somaria 40 mil pessoas nos corredores dos hospitais da cidade por complicações devido à Covid-19.

Mas os médicos vão além nas estimativas: do total de contaminados que serão submetidos à internação hospitalar, no mínimo 5% evoluirão a óbito, ou seja, 2.000 pessoas poderão morrer durante a pandemia de coronavírus em Parauapebas. Diga-se de passagem, essas previsões são até otimistas e levam em consideração parâmetros científicos para calcular o verdadeiro número de contaminados em cenário de subnotificação.

Os números apocalípticos de positivados com coronavírus e de óbitos dele decorrentes seriam resultado do total despreparo e descrédito do governo municipal, que não consegue convencer as pessoas a manter o isolamento social — e tampouco se esforça nesse sentido —, o que, caso fosse seguido à risca, faria com que os números caíssem drasticamente à mesma velocidade com que têm aumentado.

Mais delicada ainda é a realidade na capacidade de atendimento do Hospital Geral de Parauapebas (HGP), que conta com apenas um médico intensivista. Aliás, o único do gênero que trabalha em Parauapebas nem mesmo é servidor do quadro da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e sim funcionário de empresa privada. No desespero, a prefeitura contratou o experiente profissional para "quebrar um galho".

Todavia, uma andorinha sozinha não faz verão, principalmente na luta contra um organismo invisível, rasteiro, de rápida transmissão e letal. Essa triste realidade explicaria o incômodo fato de que vários dos doentes por Covid-19 que deram entrada na UTI do HGP não saíram de lá com vida. Além de faltar intensivista, os médicos mais experientes do quadro sofrem com o teto de plantões e, em vez de serem valorizados, são preteridos por recém-formados buscados ainda na porta da faculdade.

Entre a folha de pagamento de janeiro e a de março, o número de médicos contratados aumentou de 176 para 193 profissionais, mas nenhum intensivista, que, embora seja um profissional a peso de ouro nestes tempos difíceis, é extremamente apropriado para o momento — e uma prefeitura com o caixa de Parauapebas tem condições de pagar tranquilamente, haja vista o desperdício de dinheiro público com tantas futilidades.

Ainda há tempo de frear a curva de contaminação no município, mas isso vai exigir esforço e comprometimento inéditos por parte das autoridades municipais e, também, dos cidadãos.

Como um desses mais de 200 mil cidadãos de Parauapebas, eu, infelizmente, não tenho esperança no comprometimento do prefeito municipal e de seus desqualificados secretários. Já afirmei em outros artigos e volto a repetir: estamos à deriva em plena pandemia. E as mortes, lamentavelmente, estão apenas começando.

Salve-se quem puder!
 

  28 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Gostei do texto, porém levei um susto com os números de óbitos acionado ai no início, Até parece q já chegou isso. Moro aqui em Parauapebas e sou comerciante, os comércios todos fechados sem previsão de abrir-los, e agente estar aqui com tanta contas pra pagar e alugueis dos pontos tmb.A cidade estar um Cals, e o pior disse tudo é que, a tendência é só piorar, todos os dias os números de contaminados aumentam e as UTI estão lotadas e muito raramente quem entra lá sai com vida, e as pessoas andam batendo pernas sem acreditar no Vírus e falando q isso é jogo politico. Gente isso me mata só de tristeza ??????

Do jeito que cresce o número de contaminados diariamente e não se observa medidas mais duras para conter a população em suas casas, podemos ter um avanço consideravel em Parauapebas, algo catastrófico. E o pior de tudo é saber que o hospital de campanha ainda está nas obras iniciais..só Deus!

esse marcos so pode ser defensor do darci pra querer tapar o sol com a peneira

Esse tal Marcos das 10:01:08 só pode ser algum cheira saco do moleque incompetente de Alagoas... Certamente você não usa a saúde pública de Parauapebas para falar tanta asneira. Vá curar sua lorotavírus, seu trombadinha irresponsável!

E porque não colocarmos os joelhos no chão e clamar ao Deus Todo - Poderoso, pois pra Ele não hà causas impossíveis, ao invés de ficarmos preocupados com tantas notícias desanimadoras??

Se o povo e ignorante a ponto de não querer ver situação vão morrer mesmo, o quê o prefeito tem haver com isso???

UMA MATÉRIA IRRESPONSÁVEL, SEM DADOS TÉCNICOS CONFIRMADOS POR NENHUM PROFISSIONAL DA EQUIPE DE INFECTOLOGISTA DO MUNICÍPIO, A MATÉRIA É TODA TENDENCIOSA MISTURANDO A REALIDADE COM POLÍTICA, O JORNALISTA EXPRESSA A SUA OPINIÃO COM NÚMEROS FEITO APENAS POR ELE, SEM DIVULGAR O NOME DOS PROFISSIONAIS QUE FIZERAM ESSA ESTATÍSTICA PRA ELE, PELO AMOR DE DEUS ISSO É CRIAR PÂNICO NA POPULAÇÃO, TRTATEM ACOISA SÉRIA SEM MISTURAR COM A DESGRAÇA DESSA NOJENTA POLÍTICA.

São poucos que se cuidam, usando máscara e fazendo higienização, porém as agromeraçoes continuam mesmo ligado pra órgão competente. Eles aparecem conversam e vão embora (campos sosait futebol principalmente liberdade 1. E o 2

A culpa é de todos, do governo que rouba o dinheiro e não faz hospitais e da população que votou no ladrão e não respeita o isolamento.

isso tudo acontecendo, e o Darci na praça dando milho aos pombos. a oportunidade chegou ! viva ! opa, morte !

Pessoal esse texto estava rodando no grupo de médicos de Santarém e a princípio pensei que fosse mentira, porém entrei em contato com um jornalista famoso daqui ( o Jeso ) e ele realmente confirmou que o número de casos em Parauapebas está alarmante. Sou médica e nunca tinha visto uma "gripezinha" dessa envergadura. Vamos nos proteger e ficar mais em casa. Só assim achataremos a curva dessa tal Covid-19.

SERIO ESSA NOTICIA ? PARAUAPEBAS COM 105 CORONA ? TA DE BRINCADEIRA ... TUDO NO PEBA E MAIS MAIOR QUE NOS OUTRO CANTO ...

Geeente a coisa tá feia em Parauapebas!! Esse texto está rodando em todos os grupos de Tucurui e eu achei que era fake news, mas acabei de chegar do plantão e ver o boletim daí rolando nas redes sociais. É um mantra mais funciona: fique em casa. E que Deus proteja o povo de Parauapebas!! Bjs

Gostei do texto porém achei essa conta meio exagerada.

Bom mesmo é esquecer politica etc... e faze a nosa parte . Exagero ou não, a doença existe o virus existe e pessoas já morreram e o melhor a se fazer é se cuida fica em ks e fazer o máximo certim pra não adoecer.. Vamos para com esi pensamento de que isso é jogada seila de quem, pk isso está acontecendo no mundo todo.. boa noite Deus abençoe e proteja todos nós

A CULPA É DA PRÓPRIA POPULAÇÃO QUE VOTOU MAL EM 2016 E QUE TAMBÉM NÃO ESTÁ RESPEITANDO O ISOLAMENTO SOCIAL. JUNTE-SE A ISTO A GANÂNCIA DA VALE QUE NEM POR NADA PARALISA SUAS OPERAÇÕES. JÁ ESTIVE EM PARAUAPEBAS E CONHEÇO A SITUAÇÃO E AS ATROCIDADES COMETIDAS POR ESSA MINERADORA IRRESPONSÁVEL. DEIXO MEU CONTATO (MORAIS_ADVBEL@GMAIL.COM) PARA QUE ESSE RESPEITADO SITE POSSA COMUNICAR CASO ALGUM CIDADÃO QUEIRA ENTRAR COM AÇÃO CONTRA ESSES IRRESPONSÁVEIS EM PARAUAPEBAS. VALDIR MORAIS

eita povo que mente !! tem menor base !! parece até afiliada da Rede Globo !!

acabaram de mata 2000 pessoas aqui em Parauapebas..vcs não confia em Deus ?

Como médico, tenho que concordar que um número muito alto de pessoas vão pagar com a vida se não cumprirem o isolamento, independente de ser 1.000, 2.000, 1.000.000. E como bem disse a colega profissional de saúde: FIQUE EM CASA! Aqui em Capanema está tendo festa com uma multidão de jovens bebendo desconsiderando os riscos de uma doença silenciosa e grave. É lamentável.

Por isso nós profissionais de saúde, temos pedido a todos: fique em casa. Do contrário, essa triste previsão poderá se concretizar. Em Parauapebas, aqui em Belém e em todo lugar. Será muito doloroso para todos.

É a tragédia anunciada na pobre cidade rica! Alô senhores governantes de Parauapebas, os números estão a mesa e falam por si!

Melhor análise e melhor comparação...... enquanto isso a "imprença" comprada de Parauapebas lançam os números sem olhar crítico como se tudo fosse natural...... o que o dinheiro não faz......

EXAGERADO JOGADO AO SEU PES EU SOU MESMO EXAGERADO!! ADORO UM AMOR INVENTADU!!

O texto está muito bom o que mata é o exagero. kkkk

PARABENS PELO TEXTO, MUITO LUCIDO E ESCLARECEDOR. AS VEZES TEMOS IMPREÇAO QUE ESTE DESGOVERNO ESTA SONEGANDO INFORMAÇOES SOBRE OS CASOS EM PARAUAPEBAS.

Muito bem escrito o texto. Impecável. Só achei exagerado esse número de óbitos. Mas em se tratando da cidade do prefeito Darci Lermen... tudo pode acontecer!!! Que Deus nos livre!!!

Muito bem escrito o texto. Impecável. Só achei exagerado esse número de óbitos. Mas em se tratando da cidade do prefeito Darci Lermen... tudo pode acontecer!!! Que Deus nos livre!!!

E BÍBLICO: QUANDO O JUSTO GOVERNA, O POVO SE ALEGRA, MAS QUANDO O ÍMPIO DOMINA, O POVO GEME. PROVÉRBIOS 29:2