Português Italian English Spanish

Pesquisa DATA POPULI: população rejeita Darci, tem cautela com Helder e ainda aprova Bolsonaro

Pesquisa DATA POPULI: população rejeita Darci, tem cautela com Helder e ainda aprova Bolsonaro

Data de Publicação: 1 de maio de 2020 20:04:00
Da Redação
Canal 2N
20:04

Pesquisa DATA POPULI, publicada com exclusividade pelo CANAL 2N nessa última quinta-feira (30), avaliou os índices de popularidade dos governos municipal, estadual e federal entre os eleitores de Parauapebas.

A Pesquisa foi registrada no TSE sob o número PA-09466/2020, com um total de 790 entrevistas entre os dias 15 e 27 de abril . A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e seu nível de confiança é de 95%.

Avaliação do Governo Darci

Em referência ao governo municipal, os entrevistados eram perguntados “como você avalia o governo do prefeito Darci?” e lhes eram oferecidos os seguintes conceitos: ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. Também a opção de não responder ou “não sei”. Assim, na avaliação do governo Darci, os índices seguem no gráfico abaixo:

Assim, quando questionados sobre a avaliação da administração municipal os números obtidos são dos seguintes:

  1. Ótimo: 5%
  2. Bom: 15%
  3. Regular: 29%
  4. Ruim: 17%
  5. Péssimo: 31%
  6. NS/NR: 3%

Os números da pesquisa DATA POPULI evidenciam que a avaliação negativa do governo Darci está em 48%, quando somados os índices ruim (17%) e péssimo (31%); enquanto a avaliação positiva está em 20%, quando somados os índices ótimo (5%) e bom (15%).

Avaliação do Governo Helder

Na avaliação do governo estadual, quando perguntados “como você avalia a gestão do governador Helder?”, eram apresentados os mesmo conceitos, assim como as opções de não responder ou “não sei”. Nesse quesito, os números estão de acordo com gráfico abaixo:

Neste caso, a avaliação do governo estadual em Parauapebas apresenta a seguinte situação:

  1. Ótimo: 8%
  2. Bom: 23%
  3. Regular: 40%
  4. Ruim: 9%
  5. Péssimo: 15%
  6. NS/NR: 5%

A pesquisa DATA POPULI mostra uma avaliação positiva do governo Helder em 31%, resultante dos índices ótimo (8%) e bom (23%); enquanto a avaliação negativa fica em 24%, somados os índices ruim (9%) e péssimo (15%).

Avaliação do Governo Bolsonaro

Já quanto a avaliação do governo federal, quando questionados “como você avalia o governo do presidente Bolsonaro?”, conforme os mesmos conceitos usados na avalição dos demais, bem como as opções de não responder ou “não sei”, os números ficaram de acordo com os dados do gráfico:

Neste quesito, referente a avaliação do governo federal em Parauapebas o cenário é o seguinte:

  1. Ótimo: 25%
  2. Bom: 21%
  3. Regular: 28%
  4. Ruim: 7%
  5. Péssimo: 16%
  6. NS/NR: 3%

Os números DATA POPULI mostram uma avaliação positiva do governo Bolsonaro em 46%, com ótimo (25%) e bom (21%); e a avaliação negativa em 23%, com ruim (7%) e péssimo (16%).

Quadro geral

Pelos os índices apresentados, podemos perceber que em Parauapebas a população rejeita o governo Darci, pois os dados da avaliação negativa apresentam-se num nível muito alto.

Do mesmo modo, podemos concluir que a população está cautelosa em relação a Helder Barbalho, pois, percebemos que prevalece uma avaliação regular de seu governo.

Por outro lado, Parauapebas ainda aprova o governo Bolsonaro com uma avaliação positiva em 46%. Entretanto, ainda é cedo para sabermos se estes números refletem os efeitos da pandemia do novo coronavírus; ou como poderão se refletir nas eleições municipais de 2020.

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário