Português Italian English Spanish

DATA POPULI espontânea: Júlio César surpreende como o terceiro mais citado

DATA POPULI espontânea: Júlio César surpreende como o terceiro mais citado

Data de Publicação: 3 de maio de 2020 11:48:00
Da Redação
Canal 2N
11:48

Pesquisa DATA POPULI, publicada com exclusividade pelo CANAL 2N nessa última quinta-feira (30), avaliou o grau de lembrança que os eleitores têm dos pré-candidatos a prefeito. Como o período de campanha eleitoral ainda não começou, nomes que estão constantemente no noticiário tendem a ser mais citados em pesquisas espontâneas.

A Pesquisa foi registrada no TSE sob o número PA-09466/2020 e teve um total de 790 entrevistas aplicadas entre os dias 15 e 27 de abril. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e seu nível de confiança é de 95%.

Avaliação espontânea

Na pergunta de resposta espontânea, os entrevistados eram informados que este ano haverá eleição para prefeito de Parauapebas, em seguida eram questionados em quem pretendem votar. A pergunta era feita sem qualquer estímulo ou lista de nomes, os entrevistadores apenas anotavam a resposta dos entrevistados de forma literal.

Os dados obtidos (ver gráfico abaixo) permitem inferir que quase 72% dos eleitores, quando não estimulados, ainda não têm voto definido. Mais da metade dos entrevistados (52,36%) responderam que não se decidiram ainda, outros 14,78% não souberam ou não responderam (NS/NR), já 4,71% disseram que irão votar em branco ou nulo.

O atual prefeito Darci Lermen foi o mais lembrado pelos eleitores (12,23%) seguido do ex-prefeito Valmir da Integral (6,62%). Os números refletem o efeito da grande exposição midiática em que naturalmente são submetidos o atual e ex-prefeito, figuras políticas que dividem a atenção dos meios de comunicação social nos últimos 15 anos.     

A surpresa ficou por conta do jovem Júlio César que obteve a terceira melhor colocação nas citações (2,17%), desbancando nomes de políticos já consagrados como o de Marcelo Catalão (1,78%) e Joelma Leite (1,53%), ficando atrás apenas das duas principais lideranças políticas do município.

Demais nomes

Francine do Hiper Senna teve 1,27% das citações, ficando à frente de Rubens do PSOL (1,15%). Vários outros nomes foram citados, mas individualmente nenhum chegou a somar 1% da preferência dos eleitores consultados. Juntos, eles somaram 1,4% das citações e se encontram representados na coluna “Outros” do gráfico acima.

Quadro geral

Como já era esperado, na pesquisa espontânea a indicação de votos dos eleitores é muito inferior à pesquisa estimulada. Menos de 30% responderam que têm seus votos definidos para prefeito, o que mostra uma predominância de um estado de indiferença em relação ao processo político eleitoral por parte dos cidadãos.

À medida que a data das eleições se aproximar, a pandemia do novo coronavírus acabar e a campanha eleitoral invadir as ruas e redes sociais, espera-se uma radical mudança nesse estado de letargia dos eleitores parauapebenses.

Apesar de na pesquisa estimulada observarmos uma grande vantagem para um dos nomes indicados, a espontânea deixa claro aos pretensos concorrentes que a eleição para prefeito se encontra completamente aberta.

Nomes até então desconhecidos do grande público foram citados espontaneamente pelo eleitor, o que pode indicar que pela primeira vez na história de Parauapebas poderemos ter uma eleição não polarizada.

Apesar de promissora, ainda é cedo para cravar que teremos uma nova liderança no quadro político eleitoral com força suficiente para mudar o rumo da história. Nas próximas pesquisas poderemos constatar se isso realmente é uma tendência ou se foi apenas uma variação numérica esporádica.

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário