Português Italian English Spanish

Data Populi para vereador: 65% dos eleitores não sabem em quem votar

Data Populi para vereador: 65% dos eleitores não sabem em quem votar

Data de Publicação: 29 de junho de 2020 16:19:00
Do Instituto de Pesquisas Data Pupuli
Para o Canal 2N

Intenção de votos para vereador

Na pesquisa para captar a intenção de votos em pré-candidatos a vereador ou vereadora, importante notar a impossibilidade de se realizá-la na forma estimulada, pois são centenas de pré-candidatos. Dessa forma, mais que tentar descobrir a quantidade percentual de eleitores que pretendem votar em candidato A ou B, a pesquisa serve para apresentar os nomes mais populares e lembrados pelos eleitores. Nomes que são reiteradamente citados em diferentes pesquisas podem ocasionalmente formar uma lista em que os prováveis eleitos farão parte dela.

Foi perguntado aos entrevistados “em quem eles pretendem votar para vereador ou vereadora de Parauapebas nas eleições deste ano”. Os entrevistadores então anotavam as respostas dos eleitores exatamente como foi pronunciado, dessa forma, é possível que alguns nomes tenham sido grafados incorretamente devido a incompreensões circunstanciais entre entrevistadores e entrevistados, ocasionadas pela qualidade do áudio na ligação em função do sinal das operadoras de telefonia celular.

Eleitores ainda não sabem em quem votar

Mais de 65% dos eleitores de Parauapebas ainda não decidiram em quem devem votar para vereador na eleição deste ano. Dos nomes que foram citados, percebe-se uma certa predileção dos eleitores por pessoas públicas e/ou que já tenham sido candidatas em eleições passadas. É possível que essa preferência seja em função dos cargos que alguns exercem, caso dos vereadores em exercício, que os colocam em constante evidência na mídia local.

Mas mesmo sendo a lista encabeçada por vereadores em exercício de mandato, não se estabelece aqui qualquer tipo de regra de exclusão ou inclusão de possíveis eleitos. Para tanto, importante também observar que a lista traz vários nomes de pessoas que não exercem qualquer cargo público ou que nem mesmo foram candidatos em eleições passadas.

Veja a lista completa dos pré-candidatos a vereador citados na pesquisa Data Populi clicando aqui.

A pesquisa

O Data Populi, respeitando as recomendações das autoridades envolvidas no combate à pandemia, realizou a pesquisa por telefone entrevistando eleitores do município de Parauapebas maiores de 16 anos.

O questionário foi aplicado entre os dias 28 de maio e 10 de junho em 20 bairros do município, com 790 entrevistados. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número PA 08796/2020.

O intervalo de confiança estimado para a pesquisa é de 95%. De acordo com o Data Populi, isso significa uma probabilidade de que 95% dos resultados equivalem a um retrato do atual cenário político eleitoral em Parauapebas.

Com informações do Instituto de Pesquisas Data Populi 

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Tem muitos candidatos bons que não aparece nas pesquisas, por ex. O Executivo da Associação de moradores do bairro Cidade Jardim é um bom candidato e não está aparacendo nestas pesquisas