Português Italian English Spanish

O império em ruínas: EUA enfrentam declínio econômico e Trump ameaça a democracia

O império em ruínas: EUA enfrentam declínio econômico e Trump ameaça a democracia

Data de Publicação: 30 de julho de 2020 14:51:00

Por Léo Mendes
do CANAL 2N
14:51

A pandemia está levando os EUA a sua maior crise econômica desde da Grande Depressão dos anos de 1930, iniciada com a quebra da Bolsa de Nova York em fins de outubro de 1929.

Nesta quinta (30), o governo norte-americano anunciou que o Produto Interno Bruto (PIB) país caiu 32% no segundo trimestre deste ano; a maior queda trimestral desde a década de 1930. E maior do que as previsões mais pessimistas.

Os efeitos da retração podem ser percebidos nos números de pedidos do seguro desemprego, que cresceu numa média de 1,5 milhão nos últimos meses. A crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus e o agravamento econômica colocaram sob ameaça a reeleição do presidente Donald Trump, que sentiu o golpe e levantou suspteitas sobre o processo eleitoral em andamento naquele país.

Ameaça a democracia

Donald Trump, em entrevista ao programa Fox News Sunday, na TV americana, numa atitude sem precedentes na história dos EUA, não confirmou se aceitará o resultado das eleições presidenciais, marcadas para novembro, informou o portal Exame.

Trump disse que “terá de ver” se a votação será legítima, colocando sob suspeita o sistema de votação pelo correio que, segundo ele, “pode ser fraudulento”, pois, por conta da pandemia, alguns estados estão intensificando a votação à distância, procedimento criticado o presidente desde o início da campanha. “Acredito que o voto pelo correio vai comprometer a eleição”, afirmou Trump. 

Essas declarações vêm na esteira das recentes pesquisas eleitorais que apontam seu opositor, o ex-vice-presidente democrata, Joe Biden, com 15 pontos de vantagem.

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário