Português Italian English Spanish

Paraíba, 435 anos: Funesc celebra com programação virtual

Paraíba, 435 anos: Funesc celebra com programação virtual

Data de Publicação: 5 de agosto de 2020 08:11:00

Por Redação
do WSCOM
08:11

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) preparou uma programação especial para esta quarta-feira (5 de Agosto) em comemoração ao aniversário de 435 anos da cidade de João Pessoa. Serão duas atividades on-line, transitando entre o popular e o erudito. As exibições acontecem a partir das 19h no canal da Funesc no Youtube (www.youtube.com/funescpbgov), começando pela edição estendida do projeto De Repente na Rede. Em seguida, às 19h30, será exibida uma compilação de melhores momentos de concertos populares da Orquestra Sinfônica da Paraíba com artistas convidados.

No De Repente Especial o apresentador Iponax Vila Nova declama versos de oito repentistas em homenagem à capital paraibana. O repertório apresenta trechos dos poetas repentistas Ivanildo Vila Nova (PE), Antonio Lisboa (RN), Felipe Pereira (RN), Zé Viola (PI), além dos paraibanos João Lourenço, Nonato Neto, Raimundo Caetano e Rogério Meneses. Em todos eles, o tema é a cidade de João Pessoa, exaltando suas belezas e peculiaridades.

Em seguida, entra no ar uma edição com os melhores momentos de concertos da Orquestra Sinfônica da Paraíba – todos realizados na data de 5 de agosto, sob regência do Maestro Luiz Carlos Durier, incluindo a inauguração do Teatro Pedra do Reino, que teve como convidada Zélia Duncan. O público também poderá rever as participações de paraibanos como Zé Ramalho, Cátia de França, Maria Juliana, Nathália Bellar e Chico César em apresentações realizadas nos anos de 2015 a 2018.

A seleção traz 20 canções, num total de mais de duas horas de exibição. No repertório entram títulos como Catedral (Zélia Duncan), Mama África (Chico César), Avohai (Zé Ramalho), Kukukaya (Cátia de França), entre outros. Ao longo da exibição, o maestro Luiz Carlos Durier, regente titular da OSPB, bate um papo com o jornalista Jãmarrí Nogueira. Em suas intervenções, comenta sobre arranjos elaborados especialmente para as músicas executadas.

(Com adaptações - Original aqui: WSCOM)

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário