Português Italian English Spanish

Eleições 2020: PT e PCdoB selam compromisso de apoio mútuo em João Pessoa e Campina Grande

Eleições 2020: PT e PCdoB selam compromisso de apoio mútuo em João Pessoa e Campina Grande

Data de Publicação: 29 de agosto de 2020 11:56:00
Por Redação
Do CANAL 2N

O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) oficializaram, nesta sexta-feira (28), a composição para a pré-campanha às prefeituras de João Pessoa e Campina Grande em torno dos nomes dos deputados estaduais Anísio Maia (PT) e Inácio Falcão (PCdoB), respectivamente. O ato político, que reuniu lideranças nacionais, estaduais e filiados, ocorreu no Diretório Municipal, no bairro de Jaguaribe.

Pré-candidato a prefeito pela capital, Anísio Maia, fez uma fala contundente em defesa de uma frente que reúna os partidos de esquerda para enfrentar o bolsonarismo, a truculência que tem resultado em ataques à classe trabalhadora e aos segmentos mais vulneráveis nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.  “A Aliança veio de forma muito natural e inevitável para construção de uma frente do campo democrático e popular. Estamos dando um passo importantíssimo para grande frente política popular e progressista da Paraíba. O PCdoB atendeu o nosso chamado, mas nós não vamos parar por aqui”, frisou.

Anísio Maia disse destacou que a prioridade é ampliar a frente de esquerda ante o bolsonarismo nas duas maiores cidades do Estado. “Queremos conquistar todos os partidos que possam compor essa frente para enfrentar os candidatos do bolsonarismo com toda a truculência e os que se colocam como candidatos do centrão fisiológico. Essa composição não foi consolidada a partir de negociatas. Discutimos por vários meses as ideias, propostas e projetos e concluímos que há uma convivência no movimento popular das duas legendas por terem identidade política e programática. Não nos interessamos alianças com candidaturas de direito e partidos fisiológicos”, afirmou.

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito em Campina Grande pelo PCdoB, Inácio Falcão, destacou a aliança nas duas cidades. “Essa aliança que se consolida no dia de hoje é a aliança dos progressistas do Brasil e o país, assim como João Pessoa e Campina Grande, precisam enxergar que todas as conquistas dos trabalhadores, camponeses, mulheres e jovens têm o fruto e o dedo das esquerdas do país. Infelizmente, essa luta e conquistas estão sendo tiradas de forma brutal por grupos no Congresso Nacional e por quem comanda o país. A esquerda ainda vive e pode construir novas histórias”, disse.

Inácio Falcão enfatizou que é preciso conquistar os eleitores para inverter a lógica que a gestão da cidade de Campina Grande seja revezada entre famílias tradicionais. “Nós temos uma história de luta na Assembleia Legislativa e em Campina Grande, a nossa Rainha da Borborema. Não vamos permitir que o reinado de três famílias venha a se perpetuar naquela cidade. Vamos devolver Campina Grande às famílias da cidade”, afirmou.

O ato foi transmitido pelos perfis no Facebook de Anísio Maia e Inácio Falcão e contou com a participação de lideranças do PT e do PCdoB por meio virtual. Participaram por meio virtual, a presidenta do diretório do PCdoB de Campina Grande, Glauce Jácome; a presidenta do diretório estadual do PCdoB, Gregória Benário; o ex-deputado federal, Luiz Couto (PT); o ex-presidente estadual da legenda, Rodrigo Soares, que representou o Diretório Nacional do PT. De forma presencial, participaram o presidente estadual do PT, Jackson Macedo, a presidenta do diretório municipal petista, Giucélia Figueiredo; o presidente do diretório municipal do PT de Campina Grande, Hermano Nepomuceno; e o presidente do diretório estadual do PT, Jackson Macedo.

Apoios nacionais – o ato que oficializou a composição entre o PT e o PCdoB contou com participações de representações nacionais das duas legendas. O PCdoB foi representado pela presidenta, Luciana Santos, que se colocou à disposição para participar das atividades na Paraíba. “Essa é uma aliança que é histórica do PT com o PCdoB e o ato inédito de anunciar as duas pré-candidaturas. É o momento que celebra esse esforço de décadas de aliança programática, que a gente se une movido pelas ideias. Nós somos o partido que defende a vida, da democracia, dos direitos e da geração de empregos. Isso precisa estar nas campanhas. Que a gente possa consolidar esses laços que dialogam diretamente com o povo. Não serão as vitórias de Inácio e Anísio. Serão as vitórias do povo de João Pessoa e Campina Grande”, afirmou.

A Direção Nacional do PT foi representada por Rodrigo Soares, que saudou os dois pré-candidatos e ressaltou a união em torno de programas.  “A direção nacional saúda essa aliança vitoriosa em João Pessoa e em Campina Grande, que avança no debate com programa de governo nessas duas cidades dialogando com a sociedade. Sabemos da importância das eleições desse ano. Quero me solidarizar com os paraibanos acometidos pelo coronaviírus e lamentar a falta de gestão do governo nacional, que tem estimulado que as pessoas não fiquem em isolamento. Esse debate é importante: é preciso olhar para os programas que cuidam realmente do povo, da geração de renda, propostas para cuidar da população”, reforçou.

(Assessoria de Anísio Maia)

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário