Português Italian English Spanish

Eleições 2020: “Pheiquisa” tenta confundir os eleitores de Parauapebas

Eleições 2020: “Pheiquisa” tenta confundir os eleitores de Parauapebas

Data de Publicação: 15 de outubro de 2020 17:02:00
Por Leo Mendes
Do CANAL 2N

Os matemáticos, numa daquelas práticas que talvez possam ser classificadas de “apropriação indébita”, adaptaram uma antiga falácia que dizia que “contra fatos não há argumento” e gostam de dizer que “contra os números não há argumento”.

Talvez por isso, em períodos eleitorais, candidatos costumam tentar, através da manipulação de pesquisas, transformar números em argumentos, como se isto pudesse, por si só, transmutar a realidade, especialmente quando esta lhes é adversa.

No desespero, alguns exageram!

Na manhã desta quinta-feira (15), Parauapebas assistiu algo assim!

Uma das campanhas, que parece estar sendo tomada pelo desespero e pela desorganização, decidiu “dobrar” os números; da “dobra” fazer novelo; e do “novelo”, novela! Cômica; para não se dizer, trágica! Talvez, tragicômica; embora, penda mais para comédia!

Antigamente, se dizia que o desespero é um péssimo conselheiro. E que a pressa era inimiga da perfeição! Pois, na pressa ou no desespero de ver outra realidade, tentaram construir uma. E, através da divulgação de uma “pheiquisa” de um certo INSTITUTO PODIUM apresentaram o candidato Valmir da Integral (PSD) liderando as intenções de voto com 42,3%, enquanto Darci Lermen (MDB) aparece em segundo lugar com 29,9%.

O detalhe é que o desespero é mesmo mal conselheiro, como já dissemos. E, ao registrarem a “pheiquisa” o tal instituto usou como base para a amostragem dados do TRE do estado do Goiás.

Pois é, talvez não se lhes bastassem a transfiguração da realidade eleitoral, que lhes é adversa: decidiram tentar uma transmigração geográfica e mudar Parauapebas para o Goiás. Lá, quem sabe, o resultado eleitoral possa ser outro. Quem sabe?

Talvez, na próxima “pheiquisa” transfiram Parauapebas para outro planeta. Marte, quem sabe! E lá Valmir da Integral (PSD) talvez apareça nas “pheiquisas” com 120% das intenções de voto. Dizem que lá a gravidade é bem menor!

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário