Português Italian English Spanish

Data Populi: com 54,7% do votos válidos, Darci Lermen será reeleito sem sustos

Data Populi: com 54,7% do votos válidos, Darci Lermen será reeleito sem sustos

Data de Publicação: 14 de novembro de 2020 08:40:00
Da Redação
Canal 2N

Segundo o Instituto, o atual prefeito deverá vencer neste domingo com uma vantagem de quase 50 mil votos sobre o segundo colocado

O Blog do Branco (ler aqui) divulgou na noite de ontem (13), com exclusividade, mais uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Populi com a intenção de voto para o cargo de prefeito do município de Parauapebas.

Segundo o Instituto, Darci Lermen, do MDB, continua liderando e ampliando sua vantagem na corrida eleitoral.  Para os 1.523 eleitores consultados na pesquisa, o atual prefeito deverá ser reeleito com 54,7% dos votos válidos.

Júlio César, do PRTB, e Valmir da Integral, do PSD, aparecem tecnicamente empatados em segundo lugar. Júlio César tem 17,3% e Valmir da Integral 17,2%.

Na sequência, aparecem Hipólito (4,2%), Marcelo Catalão (3,8%) e Dr. Rubens (1,6%).

Falcão, Gilberto Sa e Léo da Cervebras juntos representam 1,2% do total de entrevistados.

Líder absoluto

Se levarmos em consideração que em 2016 a soma de abstenções (pessoas que não comparecem para votar), votos brancos e nulos foi 16,9% e projetarmos esse percentual para o eleitorado de 2020, Darci poderá ultrapassar a marca dos 72 mil votos. O segundo colocado (Valmir ou Júlio César) deverá ter algo próximo de 23 mil votos. Uma diferença de 49 mil votos de vantagem.

Mesmo que possamos imaginar que a pandemia de Covid-19 poderá ampliar o número de abstenções a ponto de diminuir o número de votos válidos para algo próximo de 80% do total de eleitores aptos a votar, Darci poderá terminar com mais de 69 mil dos votos válidos. O Segundo colocado, nesse quadro, teria uns 22 mil votos.

Veja mais gráficos divulgados pelo Instituto:

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

— Instituto contratado: Data Populi

— Registro no TRE: PA-08021/2020

— Amostra: 1.523 eleitores

— Período de coleta: 11 e 13 de novembro

— Nível de confiança: 95%

— Margem de erro: 2,5%, para mais ou para menos

— Contratante: Carlos Henrique Marinho Branco

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário