Português Italian English Spanish

Pesquisa aponta preferência de eleitor por candidaturas femininas

Pesquisa aponta preferência de eleitor por candidaturas femininas

Data de Publicação: 15 de novembro de 2020 06:41:00
Por Redação
Do BRASIL 247

Segundo pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Update em parceria com o Datafolha, os brasileiros estão preferem votar em um candidato a cargo eletivo apoiado por um líder comunitário (72%) ou de uma iniciativa de renovação política (59%) do que em alguém indicado por um político tradicional, informa a jornalista Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de S.Paulo.

A pesquisa revela também que o eleitorado é mais suscetível ao voto feminino. Uma candidata mulher apoiada por um prefeito, por exemplo, tem preferência de voto de 51% do eleitorado, enquanto um homem apoiado por essa mesma figura tem 38%, destaca a 
coluna.

Além disso, os eleitores veem mulheres e pessoas negras como mais viáveis eleitoralmente: 44% dos entrevistados indicaram que uma mulher negra teria muita chance de ser eleita. O índice é de 34% quando o candidato é identificado como homem negro e de 31% quando a cor de pele não é revelada.

Os resultados serão combinados com dados oficiais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e entrevistas realizadas com candidatos desta eleição para entender por que essas intenções de voto não chegam às urnas. O estudo completo será disponibilizado pelo Instituto Update em 2021.

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário