Português Italian English Spanish

Eleições 2020: em São Paulo, nova pesquisa mostra redução da distância entre Covas e Boulos no 2º turno

Eleições 2020: em São Paulo, nova pesquisa mostra redução da distância entre Covas e Boulos no 2º turno

Data de Publicação: 18 de novembro de 2020 11:19:00
Por Redação
Do VALOR

A primeira pesquisa de segundo turno XP/Ipespe em São Paulo publicada com exclusividade pelo Valor mostra o prefeito Bruno Covas (PSDB) com 48% das intenções de voto contra 32% de Guilherme Boulos (Psol). Declarações de votos em branco, nulo ou em nenhum somam 15%. E 5% não responderam. Na conta dos votos válidos, o placar pró-tucano é de 60% a 40%.

Os dados indicam um estreitamento da diferença entre Covas e Boulos na comparação com a última simulação de segundo turno do Ipespe feita antes do primeiro turno. Em 9 e 10 de novembro, Covas marcou 55%; Boulos, 24%.

A comparação do estudo atual com os do primeiro turno, porém, deve ser lida com cautela, já que antes esse cenário de segundo turno era apenas hipotético. O teste Covas versus Boulos era feito em meio a outras simulações hipotéticas de segundo turno e após os entrevistados terem sido provocados a se posicionar sobre outras questões. “Agora o entrevistado responde sobre uma situação concreta”, explica o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do conselho científico do Ipespe.

A pesquisa de ontem, com 800 entrevistas e margem e erro de 3,5 pontos, mostra que Covas é o principal herdeiro de votos entregues domingo a Márcio França (PSB), Celso Russomanno (Republicanos) e Arhur do Val (Patriota).

(…).

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário