Português Italian English Spanish

Parauapebas: Darci e os rabiscos do futuro

Parauapebas: Darci e os rabiscos do futuro

Data de Publicação: 16 de dezembro de 2020 11:33:00
Por Léo Mendes
Do CANAL 2N

Nos últimos dias, se intensificaram os boatos acerca do secretariado do futuro governo do recém reeleito prefeito Darci Lermen (MDB), com direito a tudo: assunções, demissões, degradações e todos os “et ceteras” possíveis e imagináveis.

Quem conhece, ou conviveu minimamente, com nosso alcaide sabe o quanto ele tira aproveito desse tipo de boato pra “se livrar”, “enrolar” ou “acomodar” problemas de relacionamento com aliados e adversários, pretéritos, presentes e/ou futuros, na medida em que se possa a este imaginar e, por tal, se precaver!

Em outros tempos, e em outros boatos, se dizia que o político Darci Lermen, talvez até mais que o prefeito, era “muito bom em podar asas e desmanchar sonhos” de pretenciosos ou ambiciosos aliados (e mesmo de adversários).

Talvez haja quem ainda se lembre do “Trator do Futuro”, o ex-titular da SEMOB João Fontana: com uma atuação relativamente promissora na frente das Obras, esfumou-se, perdido feito barata tonta, no Gabinete, até ser reduzido a um dos muitos transeuntes dos corredores do Morro dos Ventos!

E o Coutinho? Espécie de “faz-tudo” das administrações de Darci, da SEMAS às Obras, da SEMSA à CMP, afora a coordenação extraoficial da campanha da primeira reeleição em 2008. Depois, candidato à prefeito em 2012, ficou à própria sorte, ainda mais depois do estranho caso do avião de dinheiro apreendido em Carajás! Agora, é forte candidato a perambular nos mesmos “corredores dos ventos”!

Fato é que Darci sabe se utilizar os deletérios efeitos políticos da boataria e dificilmente permitirá que novas lideranças surjam e se consolidem debaixo de suas asas ou à sua sombra: “supersecretarias” podem até fazer “olhos brilharem” em Parauapebas, mas certamente não são os dele!

(O autor é historiador e professor de História)

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário