Português Italian English Spanish

Economia: Mercedes encerra produção de automóveis no Brasil

Economia: Mercedes encerra produção de automóveis no Brasil

Data de Publicação: 17 de dezembro de 2020 13:09:00
Por Rodrigo Ribeiro
Do AUTO ESPORTE

A Mercedes anunciou nesta quinta (17) que irá interromper a montagem de carros em sua fábrica de Iracemápolis (SP). A unidade era responsável pela produção do Classe C — que na versão EQ Boost foi o primeiro híbrido montado no Brasil — e do GLA.

Além da unidade recém-fechada, a Mercedes também conta com fábricas em São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG), responsáveis pela produção de caminhões e chassis de ônibus no Brasil.

A fábrica de Iracemápolis era a mais nova da empresa no país, inaugurada em 2016. Ela faz parte do "boom" criado pelo programa Inovar-Auto, que também trouxe ao Brasil as fábricas da BMW (Araquari/SC), Jaguar Land Rover (Itatiaia/SP) e Honda (Itirapina/SP), que seguem em operação.

Em nota à imprensa, a Mercedes afirma que a decisão ocorreu por conta da "otimização de sua rede global de produção" e que "a situação econômica no Brasil tem sido difícil há muitos anos e foi agravada pela pandemia da Covid-19".

A fábrica de Iracemápolis tinha 370 [trabalhadores], cujo futuro ainda é incerto. A Mercedes afirma que "irá buscar alternativas para os empregados, incluindo a possibilidade de um programa de demissão voluntária e outras possibilidades que serão avaliadas em um futuro próximo". Ela também destaca que os modelos da empresa, seguirão à venda no Brasil, agora importados.

Isso irá impactar negativamente nos preços do Classe C, que irá perder o benefício fiscal pela produção local. O GLA já estava sumindo da rede de 50 concessionários, pois o SUV irá trocar de geração no início de 2021.

(...).

(Com adapatações - Original aqui)

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário