Português Italian English Spanish

Nova variante do coronavírus: governo britânico impõe novo lockdown durante Natal

Nova variante do coronavírus: governo britânico impõe novo lockdown durante Natal

Data de Publicação: 21 de dezembro de 2020 08:01:00
Por Redação
Da CANAL 2N

A partir deste domingo (20), Londres, o sudeste e o leste da Inglaterra entrarão em um novo nível de restrições (nível quatro). Conforme destacou o primeiro ministro Boris Johnson, em pronunciamento pela TV na tarde de sábado (19): "Não podemos continuar com o Natal como planejado".

Segundo ele, a disseminação do vírus em muitas partes do sudeste da Inglaterra está agora "sendo impulsionada pela nova variante do vírus". Mas Johnson reiterou que não há evidências de que essa nova variante seja mais agressiva ou letal. "Pode ser até 70% mais transmissível do que a variante antiga", afirmou, acrescentando que são dados iniciais e sujeitos a revisão.

Cerca de 15 milhões de pessoas serão afetadas pelas novas regras.

Diferentemente do restante da Europa, o governo britânico não impôs um lockdown total para o período de festas de fim de ano, apesar do aumento considerável no número de casos. Em vez disso, havia anunciado o relaxamento de algumas medidas dos dias 23 a 27 de dezembro, permitindo que pessoas de de até três domicílios diferentes pudessem se reunir — o que acaba de ser revertido.

Nova variante do coronavírus está "fora de controle"

O secretário de Saúde do Reino Unido, Matt Hancock disse que controlar a nova variante do vírus é "mais importante agora do que nunca", observando que o número de novos casos "disparou" nos últimos dias. “É uma doença fatal, temos que controlá-la e isso foi dificultado por essa nova variante”, enfatizou.

Nesse contexto, ele sugeriu que as restrições para interromper sua disseminação poderiam durar meses. A nova variante do vírus "é um grande desafio, até que tenhamos a vacina para proteger as pessoas. É isso que enfrentaremos nos próximos meses", disse ele, segundo informações da RT.

O que se sabe sobre a nova variante do coronavírus detectada no Reino Unido, que pode ser "até 70% mais transmissível" do que a cepa original Enquanto isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instou os países europeus a fortalecerem as medidas de controle para evitar a proliferação da variante supostamente mais contagiosa do coronavírus.

(Com informações da BBC BRASIL e do BRASIL 247)

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário