Português Italian English Spanish

Data Populi: 50% dos eleitores de Parauapebas votarão em um candidato apoiado por Darci Lermen em 2022

Data Populi: 50% dos eleitores de Parauapebas votarão em um candidato apoiado por Darci Lermen em 2022

Data de Publicação: 14 de janeiro de 2021 22:02:00
Da Redação
Do Canal 2N

Ainda em lua de mel com os eleitores, Darci Lermen ostenta grande potencial de transferência de votos e poderá eleger deputados, tanto federal quanto estadual, é o que revelou a mais recente pesquisa do Instituto Data Populi.

O Instituto foi às ruas e confrontou os cidadãos com a realidade de que, apesar de Parauapebas ter a quinta maior população do Pará e ser a segunda economia mais importante do Estado, não tem nenhum represente na Câmara dos Deputados em Brasília ou na Assembleia Legislativa em Belém.

Os entrevistados, então, eram questionados se achavam importante que Parauapebas tenha deputados eleitos nas eleições de 2022.

74,8% responderam que sim (acham importante que Parauapebas tenha deputados eleitos em 2022), 5,6% foram indiferentes e disseram que tanto faz Parauapebas ter ou não deputados. Outros 10% afirmaram que Parauapebas não precisa de deputados e 9,6% não souberam ou não quiseram responder (NS/NR).

Em seguida, perguntava-se aos entrevistados se votariam em algum candidato a deputado federal ou estadual indicado pelo prefeito. O resultado surpreende pelo alto índice de eleitores que afirmam que votarão em quem Darci Lermen apoiar.

O gráfico acima não deixa margem para dúvida sobre quem manda no jogo no atual cenário político­-eleitoral em Parauapebas. 50% disseram que votarão em quem o prefeito Darci indicar para deputado em 2022. 34% responderam que não votarão e outros 16% não souberam ou não quiseram responder.

Até quando? 

Mesmo sendo esperado um número favorável, já que a pesquisa foi feita 35 dias após a eleição em que Darci sagrou-se prefeito reeleito com quase 50% dos votos válidos para seu quarto mandato, não deixa de ser surpreendente a resiliência da confiança de grande parte da população no prefeito.

Aparentemente Darci chegou, como diria o jogador Bruno Henrique do Flamengo, em “oto patamar”.

Caso as eleições de 2022 fossem hoje, Darci não teria apenas a capacidade de eleger um poste, mas poderia eleger até mesmo o cachorro que faz xixi no poste.

Porém, como em política as coisas costumam mudar radicalmente de um mês para outro, a pergunta que fica é a seguinte: essa lua de mel entre Darci e os eleitores de Parauapebas durará até 2022?

Outra pergunta: será que o poste estará de pé até lá?

A pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de dezembro em 33 bairros do município e entrevistou 1.060 residentes de Parauapebas com 16 anos ou mais de idade. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e seu nível de confiança é 95%.

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário