Português Italian English Spanish

Carnaval: os impactos econômicos e culturais do cancelamento

Carnaval: os impactos econômicos e culturais do cancelamento

Data de Publicação: 12 de fevereiro de 2021 16:17:00
Por Redação
Do CANAL 2N

A nova onda da pandemia do Convid-19 no Brasil determinou decisões para o cancelamento do Carnaval 2021, que, pela tradição deveria ter início neste sábado (13). Prefeitos e governadores de estado anunciaram a suspensão; e ainda colocaram em suspenso a possibilidade de sua realização extemporânea em junho ou julho.

As vacilações, indecisões e incompetência do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, conduzido pelo general Eduardo Pazuello, resultaram no atraso do processo de vacinação, o que levou ao colapso o sistema de saúde de estados e municípios. Em alguns casos, como em Manaus (AM), infectados foram a óbito por falta de oxigênnnio, enquanto o ministro da Saúde recomendava o uso de cloroquina.

Nessas condições, a realização do carnaval, um das mais importantes manifestações culturais brasileiras e pilar econômico de diversas cidades, entre elas Recife e Olinda (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), por conta da presenção de turistas nacionias e estrangeiros, afora outras de pequeno, médio e grande porte, foi supsensa em todo o país.

Prejuízos incalculáveis

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que os prejuízos podem chegar a R$ 8 bilhões devido ao cancelamento do evento. Isso apenas do ponto de vista econômico direto. Os prejuízos indiretos são incalculáveis, pois, segundo a entidade, aproximadamente 25 mil empregos temporários deixarão de ser criados.

"O impacto é colossal. Desde março do ano passado, tivemos uma redução gigantesca no fluxo de clientes. E o Carnaval é uma fonte de receita muito grande", lamenta Pedro Hermeto, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do estado do Rio de Janeiro.

(Com informações da Sputnik News)

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário