Português Italian English Spanish

Ou Keniston ou nada

Ou Keniston ou nada

Data de Publicação: 4 de janeiro de 2022 12:21:00

Por Leônidas Mendes Filho
Canal 2N

Por dever de ofício, tenho obrigação do esclarecimento.

O título do texto que segue é uma paráfrase do livro “Ou César ou Nada” do espanhol Manuel Vásquez Montalbán. O que é uma sandice, reconheço! Ainda mais num país marcado pelo desprezo aos livros e a cultura.

Mas, na condição de professor, insisto!

O livro relata, em forma de ficção histórica, parte da saga da Família Bórgia, que dominou o papado, em momentos distintos, entre os séculos XIV e XVII. O romance enfatiza o período papal de Alexandre VI (Rodrigo Bórgia – papa entre 1492-1503) e seu esforço para tornar seu filho, César Bórgia, seu sucessor. Por isso o nome: “Ou César ou Nada”.

Esta foi a referência que me veio à memória ao refletir sobre a aposta do atual prefeito de Parauapebas Darci Lermen (MDB) ao referendar o nome de seu secretário de Governo, Keniston Braga (ainda no PP), para disputar uma vaga de deputado federal.

Não sabemos se nosso alcaide “combinou com os russos”. Isto é, com a enorme, heterogênea e diversificada base política que sustentou sua reeleição (e vem sustentado sua administração).

Não está de todo claro como os “trocentos” partidos e os “otrocentos” interesses assimilarão a escolha do nome de Keniston Braga.

O MDB, partido do prefeito, aceitará que o dito envide recursos humanos e financeiros para candidaturas de outras legendas? Estas estarão no projeto reeleitoral do governador Hélder Barbalho (também do MDB)?

O deputado estadual Chamonzinho (outro emedebista) aceitará ser escanteado ou se imporá como candidato do governador na região?

Neste último caso, não só fará sombra ao ungido do prefeito, mas, a depender de sua votação, poderá se converter em ameaça à própria liderança de Darci Lermen na região!

Aguardemos!

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário