Português Italian English Spanish

Sextou: dicas culturais 2N

Sextou: dicas culturais 2N

Data de Publicação: 21 de janeiro de 2022 17:41:00

Por Redação
CANAL 2N

O CANAL 2N, como parte de seu projeto de restruturação 2022, lança, a partir desta sexta-feira (21), o DICAS CULTURAIS 2N.

Trata-se de um conjunto de sugestões de produtos e produções artísticas (filmes, CD´s, curtas, eventos, programações, etc.) e literárias (livros, HQ's, gibis, etc.) para seus leitores/as com o objetivo de estimular o consumo de obras artísticas de qualidade.

O DICAS CULTURAIS 2N será publicado sempre às sextas-feiras; e, na medida do possível, contaremos com resenha, análises e comentários de artistas, críticos de arte (dos mais diversos ramos) e indicações de professores/as e de ativistas culturais.

Filme: Ataque dos Cães (2021)

Baseado no livro “The Power of the Dog”, escrito por Thomas Savage (1967), "Ataque dos Cães" conta a história de Phil (Benedict Cumberbatch) e George (Jesse Plemons), dois irmãos ricos e proprietários da maior fazenda de Montana. Enquanto o primeiro é brilhante, mas cruel, o segundo é a gentileza em pessoa. A relação dos dois vai do céu ao inferno quando George se casa secretamente com a viúva local Rose (Kirsten Dunst). O invejoso Phil fará de tudo para atrapalhá-los.

"Ataque dos Cães" (trailer) é um dos filmes mais cotados para o Oscar 2022 e foi lançado recentemente no Netflix. Ele marca o retorno da renomada diretora Jane Campion, doze anos depois de seu último filme lançado ("Brilho de uma paixão", de 2009), e desenvolve lentamente seus personagens em uma história de faroeste dramático. Porém, seus quinze minutos finais aceleram as coisas e pegam o público desprevenido com uma reviravolta sombria.

(Adaptação do Adoro Cinema – Leia texto original aqui)

CD: Elza Soares – A Mulher do Fim do Mundo (2015)

“Daria minha vida a quem me desse o tempo.” É exatamente essa frase que fica perambulando pela cabeça do ouvinte após escutar “A Mulher do Fim do Mundo” (clip oficial), [...] de Elza Soares, [lançado em 2015]. E o resultado é impressionante: a cantora [...], mesmo com a saúde debilitada, conta com a ajuda de uma equipe de peso da MPB atual pra lançar o que pode ser chamado de um dos melhores álbuns da música brasileira nos últimos anos.

Quando eu me refiro a lista de peso estou falando sério: Kiko Dinucci, Marcelo Cabral, Rodrigo Campos, Guilherme Kastrup, Felipe Roseno, os grupos Bixiga 70 e Quadril, além das belíssimas composições poéticas de Romulo Froes […]! Todo o time de artistas conseguem convergir uma força extraordinária em ajuda a cantora, que constrói um disco impecável e que cai como uma luva pra seu timbre e interpretação. E esta entrega uma performance extremamente marcante, onde possui plena noção das limitações de sua voz atualmente, mas que não deixa a desejar em nenhum momento.

(Adaptação do Plano Crítico – continue lendo aqui)

Livro: A República das Milícias: dos esquadrões da morte à era Bolsonaro (2018)

A leitura de “A república das milícias” (podcast), de Bruno Paes Manso, é fluida e vertiginosa. O livro se propõe a decifrar o complexo quebra-cabeça da história da criminalidade miliciana no Rio de Janeiro para responder a uma pergunta que ganhou ainda mais relevância após a improvável eleição de Jair Bolsonaro: como e por que chegamos a essa situação?

A “situação” vai muito além das profundas relações de Bolsonaro com paramilitares cariocas. A família presidencial merece um capítulo próprio, mas Paes Manso busca compreender a falência da segurança pública no Rio durante a Nova República, um fracasso tão espetacular que culminou na naturalização de um triste dilema para os moradores da capital e da Baixada Fluminense: é melhor ser subjugado pelos varejistas do tráfico de drogas ou por milicianos? Nesse dilema, o Estado democrático de direito está fora do catálogo de escolhas.

[Até essa obra], as milícias cariocas e sua atordoante história de conexões com o poder político, as forças de segurança e os porões da ditadura ainda não haviam sido objeto de um trabalho de fôlego para o leitor não especializado.

(Adaptação da resenha de Luiz Guilherme M. de Paiva – QuatroCincoUm – Folha de São Paulo/UOL – aqui)

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário