Português Italian English Spanish

Centenário de Leonel Brizola! Brizola vive!

Centenário de Leonel Brizola! Brizola vive!

Data de Publicação: 21 de janeiro de 2022 23:22:00

Por Leônidas Mendes Filho
CANAL 2N

Hoje, sábado, 22 de janeiro de 2022, comemoramos o centenário de Leonel de Moura Brizola.

Nascido em Carazinho (RS), em 1922, Brizola teve, tem e terá sua vida identificada a todas as lutas do povo brasileiro; à luta pela equidade, pela dignidade, pela justiça, pela brasilidade.

Foi engraxate, graxeiro, ascensorista e servidor público. Em 1945, ingressou na faculdade de engenharia civil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; em 1949, tornou-se engenheiro. Foi nesse período que iniciou sua vida política, organizando a ala jovem do Partido Trabalhista Brasileiro (o antigo PTB).

Em 1947, Brizola foi eleito deputado estadual pelo PTB (varguista); e começou sua ascensão política. Em 1954, foi eleito deputado federal, com uma votação recorde; dois anos depois, foi eleito prefeito de Porto Alegre; em 1958, governador do Rio Grande do Sul.

Como governador, em 1961, liderou a Campanha da Legalidade, em defesa da democracia e da Constituição, garantindo a posse de João Goulart como presidente e evitando um golpe militar.

Com o golpe militar de 1964, Brizola, então deputado federal pelo PTB do estado da Guanabara, foi um dos poucos que tentou uma reação; perseguido, foi obrigado a deixar o país e exilar-se no Uruguai.

Em 1979, com a Lei da Anistia, retornou ao Brasil. Logo depois, fundou o Partido Democrático Trabalhista, sendo eleito, em 1982, governador do Rio do Janeiro.

Disputou a eleição presidencial de 1989, ficando em terceiro lugar.

Em 1990, foi novamente eleito governador do Rio de Janeiro.

Depois, perseguido pelo mídia oligopolizada, Brizola disputou várias eleições, não sendo eleito em nenhuma. Mas, seu legado de luta e de defesa do povo brasileiro continua cintilando.

O CANAL 2N, que também se arvora defensor de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática; que se identifica e se orgulha do legado de Leonel Brizola, presta homenagem ao seu centenário.

BRIZOLA VIVE!

VIVA O POVO BRASILEIRO!

(Leônidas Mendes Filho é historiador, professor e bacharel em Direito)

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário