Português Italian English Spanish

BB trava empréstimos para estados de opositores a Bolsonaro

BB trava empréstimos para estados de opositores a Bolsonaro

Data de Publicação: 30 de janeiro de 2022 19:04:00

Por Redação
GGN

Estados governados por políticos de oposição ao governo Jair Bolsonaro tem tido dificuldades para obter créditos junto ao Banco do Brasil.

Entre os casos destacados por reportagem do jornal Folha de São Paulo, estão o de Alagoas, governado por Renan Filho (MDB) – filho do senador Renan Calheiros (MDB) e adversário político do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) –, que chegou a recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para obter recursos após o banco abandonar negociações

Outro estado com dificuldade de obter créditos é a Bahia, atualmente governada por Rui Costa (PT) – embora não tenha se manifestado publicamente, existem relatos de bastidores cobrando “tratamento isonômico” entre os estados.

Publicamente, o BB afirmou que segue “critérios técnicos” para a contratação de operações para o setor público, como as exigências de órgãos reguladores, avaliação de crédito e interesses de negócios.

Porém, o jornal destaca que o vice-presidente de Governo do BB, Antônio Barreto, chegou a indicar em reunião realizada ao final de 2021 a prioridade para quem tem “boa relação” com o atual governo.

No ano passado, os estados receberam R$ 5,3 bilhões em créditos do Banco do Brasil, sendo que dois terços desse valor foram enviados ou para os governos aliados a Bolsonaro ou que possuem apoiadores da atual gestão em seus quadros.

(Leia GGN aqui.)

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário