Português Italian English Spanish

Brasil adotará novo modelo de RG como identidade civil única

Brasil adotará novo modelo de RG como identidade civil única

Data de Publicação: 23 de fevereiro de 2022 22:35:00

Por Redação
CANAL 2N

Governo Federal publicou, nesta quarta-feira (23), decreto instituindo um novo modelo de carteira de identidade (RG) no Brasil.

Conforme o decreto, o novo registro geral usará o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) e será a identificação civil única dos cidadãos e cidadãs nacionalmente unificada. 

Há tempos, especialistas em segurança de dados alertavam que o atual sistema de registro geral possibilita muitas facilidades para fraudes, pois é definido pelos estados, o que torna possível que uma mesma pessoa possa fazê-lo em mais de uma dentre as 27 unidades da federação.

Segundo esses especialistas, o novo sistema permitará um maior controle e segurança através a digitalização do "novo registro único", bem como combate às fraudes e outros crimes, em especial tributários e/ou cibernpeticos.

Ministério da Justiça anunciou também que a atual carteira de identidade continuará valendo por até 10 anos para a população com idade até 60 anos, sendo então necessário migrar para o novo modelo. Para quem tem acima de 60 anos, o antigo modelo não perderá validade.

(Editoração de Leonidas Mendes Filho com informações da Revista Fórum.)

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário