Português Italian English Spanish

Brasil lidera ranking entre os povos que mais acreditam na ciência, diz pesquisa

Brasil lidera ranking entre os povos que mais acreditam na ciência, diz pesquisa

Data de Publicação: 6 de junho de 2022 10:45:00

Por Redação
BRASIL 247

Uma pesquisa realizada pela multinacional 3M aponta que a população brasileira é a que mais acredita na ciência e nos cientistas em todo o mundo. Segundo o levantamento - que ouviu 17 mil pessoas de 17 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania - 92% dos entrevistados brasileiros confiam na ciência e 90% nos cientistas, contra a média de 86% nos demais países.

De acordo com o jornal O Globo, a pesquisa State of Science Index (Índice do Estado da Ciência) destaca, ainda, que 87% dos brasileiros entrevistados acreditam que não há consequências negativas quando se valoriza a ciência e a produção científica. 

Outros 71% afirmaram que se as pessoas não puderem confiar nas notícias relacionadas à ciência haverá mais crises de saúde pública e 59% que haverá uma divisão social ainda maior. Para  56%, o descrédito da ciência também resultará no aumento da gravidade das mudanças climáticas. 

“Os dados do Brasil nesta edição da SOSI apontam que 92% confiam na ciência, independentemente da classe social, idade, gênero e conhecimento técnico prévio, algo que nos surpreendeu positivamente. Isso nos mostra que os brasileiros perceberam que o trabalho dos cientistas impacta positivamente no nosso dia a dia, e esperamos seguir contribuindo para esta percepção”, disse o diretor do departamento de pesquisa e desenvolvimento da 3M e responsável pela pesquisa na América Latina, Paulo Gandolfi.

A pesquisa, que no Brasil ouviu de forma presencial e online 1.000 pessoas acima de 18 anos, foi realizada entre setembro e dezembro do ano passado.

(Com adaptações. Leia original do Brasil 247 aqui) 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário