Português Italian English Spanish

Sextou: dicas culturais 2N

Sextou: dicas culturais 2N

Data de Publicação: 23 de junho de 2022 13:06:00

Por Redação
CANAL 2N

Neste fim de semana, nosso Sextou: dicas culturais 2N está chorando “pingos de amor”: na terça-feira (21), morreu o cantor e compositor Paulo Diniz! “E agora, José, para onde?”

José, não sabemos para onde vai ou o que irá fazer; mas, nosso Sextou: dicas culturais 2N celebra Paulo Diniz com “um chope, pra distrair”.

CD: Quero Voltar Pra Bahia (de Paulo Diniz – Brasil, ODEON, 1970)

Paulo de Diniz iniciou a carreira artística trabalhando como “crooner” e baterista de cabarés. Ainda no Recife, atuou como ator e locutor na Rádio Jornal do Comércio. Em fins da década de 1950, mudou para o Ceará a fim de trabalhar como ator. Em 1964, transferiu-se para o Rio de Janeiro. Começou a trabalhar como locutor na Rádio Tupi em substituição ao radialista Paulo Porto. Durante algum tempo, foi locutor esportivo. Nesse período, enveredou pela Jovem Guarda, cantando iê-iê-iê. Em 1966, gravou pela Copacabana seu primeiro disco, interpretando “O chorão”, de Edson Mello e Luís Keller. Em 1967, foi morar no Solar da Fossa, onde conviveu com Paulinho da Viola, Caetano Veloso e outros artistas. No mesmo ano lançou o LP “Brasil, brasa, brasileiro”, pela Copacabana. Em 1970, lançou o LP “Quero voltar para a Bahia”, pela Odeon, onde se destacam “Um chop pra distrair” e a música título, ambas de sua parceria com Odibar. No ano seguinte, gravou pela mesma gravadora “Paulo Diniz” [...]. Em 1974, fez sucesso com a gravação de “E agora José”, poema de Carlos Drummond de Andrade musicado por ele. Em 1976, fez sucesso com “Vou me embora pra Pasárgada”, poema de Manuel Bandeira que ele musicou. Em 1978 lançou o LP “É marca ferrada”, onde fizeram sucesso as composições “Me leva morena”, parceria com Marconi Norato e Juhareiz Correya e “Severina cooper” (“It’s not mole não”)”, de Accioly Neto. Em 1984, lançou “Canção do exílio”. [...].

(Trechos da biografia publicada na página do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira - Leia íntegra aqui)

Show: Paulo Diniz na Festa da Purificação (Santo Amaro – Bahia - Brasil, janeiro, 2014)

“[...]. Em 27 de janeiro de 2014, Paulo Diniz foi um dos grandes nomes da música nacional que se apresentaram na Festa de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro – Bahia. Considerada um dos mais tradicionais festejos da cidade por reunir milhares de pessoas todos os anos na Praça da Purificação, a festa teve como tema “Pérola Cultural do Recôncavo”, em homenagem aos artistas filhos da terra. A cidade conta inúmeras construções históricas, como antigos casarões, igrejas, ruínas de antigos engenhos, com destaque para a Matriz de Nossa Senhora da Purificação, Matriz do Rosário, Igreja do Senhor Santo Amaro, Igreja do Amparo, entre outros. Naquele ano, o evento foi um dos mais concorridos; e Paulo Diniz apresentou seus maiores sucessos, recebendo enorme reconhecimento do público, mesmo dos mais jovens. O show, disponível no YouTube, pode ser visto aqui.

(Nota de Leônidas Mendes Filho para o Canal 2N)

Discografia: Primeiros CDs de Paulo Diniz

(Ouça a dicografia de Paulo Diniz aqui)

(Editoração de Leônidas Mendes Filho - Canal 2N)

 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário