Português Italian English Spanish

Eleições 2022: Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro, aponta pesquisa Exame/Ideia

Eleições 2022: Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro, aponta pesquisa Exame/Ideia

Data de Publicação: 21 de julho de 2022 08:31:00

Por Redação
CANAL 2N

Nova pesquisa Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (21/07), mostra que Lula (PT) ampliou a vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL). O petista oscilou um ponto para baixo em relação ao estudo divulgado em junho e lidera a disputa com 44% das intenções de votos. O atual presidente caiu de 36% para 33% no mesmo período.

Ciro Gomes (PDT) oscilou de 7% para 8% e Simone Tebet (MDB) de 2% para 4%. André Janones (Avante) tem 2%, Felipe D’Ávila (Novo) e Pablo Marçal (PROS) têm 1% cada. Vera Lúcia (PSTU) marcou 0,5%, Luciano Bivar (União) 0,2%, Sofia Manzano (PCB) e José Maria Eymael (DC) têm 0,1 cada. Brancos, nulos e indecisos são 7%. As oscilações estão dentro da margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos.

Pesquida Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando não são mostrados os nomes dos pré-candidatos, Lula é citado por 36% e Bolsonaro por 30%. Ciro Gomes é lembrado por 3%. Tebet e Janones por 1%. Os demais têm 0,1% cada.

Segundo Turno

Em uma simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista tem 47%, e Bolsonaro 37%. Na série histórica, essa distância entre os dois ficou maior, se comparado com a pesquisa feita há um mês. O atual presidente também oscilou negativamente, acima da margem de erro.

Dados da Pesquisa

As entrevistas foram feitas por telefone, ouvidas 1.500 pessoas, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09608/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

(Com informações do Brasil 247, do DCM e da Exame - aqui, aqui e aqui, respectivamente)

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário