Português Italian English Spanish

Com 2 anos de atraso, coleta do Censo Demográfico começou nesta segunda (1)

Com 2 anos de atraso, coleta do Censo Demográfico começou nesta segunda (1)

Data de Publicação: 1 de agosto de 2022 20:25:00

Por Redação
CANAL 2N

Após atraso de 2 anos, devido aos cortes orçamentários promovidos pelo governo federal e à pandemia da Covid-19, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou, nesta segunda-feira (1º/8), a coleta de dados do Censo Demográfico, o mais importante e estudo sobre a população brasileira.

Conforme o IBGE, a previsão é que os recenseadores visitem 75 milhões de domicílios até o início de novembro, coletando dados sobre a condição de vida dos brasileirosOs questionários são compostos de 26 questões genéricas e 77 perguntas detalhadas abordando a situação material da população.

Novos grupos

No Censo 2022, pela primeira vez, forma incluídas perguntas sobre as comunidades quilombolas e sobre autistas (neste caso, exigência da Lei nº 13.861, de 2019). Quanto aos remanescentes de quilombos, a ideia é que dados mais detalhados possam orientar políticas públicas voltadas para estes grupos.

Apesar dos avanços com a inserção desses dois grupos, informações importantes ainda foram excluídas do Censo.

Em junho deste ano, a Justiça Federal determinou, em caráter liminar, que o instituto incluísse perguntas sobre orientação sexual e identidade gênero, mas a direção do IBGE recorreu, alegando a falta de tempo e de recursos para a reformulação dos questinários.

(Com informações do Metrópoles - aqui)

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário