Português Italian English Spanish

Eleições 2022: Doxa aponta vitória de Helder em 1º turno

Eleições 2022: Doxa aponta vitória de Helder em 1º turno

Data de Publicação: 5 de agosto de 2022 18:15:00

Por Redação
CANAL 2N

Nesta sexta-feira (5), mais cedo, o CANAL 2N repercutiu notícia do Blog Sol do Carajás (Parauapebas, no Sudeste do Pará) que destacava pesquisa do Instituto Doxa realizada no Pará para a presidência da República nas eleições de 02 de outubro próximo, que apontou vitória do ex-presidente Lula (PT) no estado com 45,5%, bem a frente de seu principal adversário, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 32,5%.

Hoje também o Blog do Branco (também de Parauapebas) divulgou dados da mesma pesquisa; desta vez, com os números para o governo do Estado e para o Senado Federal, além de avaliar as gestões estadual e federal.

Veja a seguir os resultados do levantamento.

Pesquisa para governo do Pará

No formato espontâneo, isto é, sem apresentar os nomes dos candidatos a governador, a pesquisa identificou que 62,6% dos entrevistados não sabem em quem votar ou preferem anular o voto. Os que apontaram o voto, o governador Helder Barbalho (MDB) foi citado por 33,7%; Zequinha Marinho (PL) vem com 2,3%; Major Marcony (SD), aparece com 0,7%. Os demais aparecem com índices abaixo de 0,7%.

No formato estimulado, ou seja, se apresenta o nome aos que estão sendo entrevistados, o cenário muda completamente. O atual governador, Helder Barbalho (MDB), aparece com 64,4% das intenções de voto. O atual senador Zequinha Marinho (PL) vem com 5,9%; Major Marcony (SD), 2,8%; Professora Shirley Alves (PROS), 1,8%; Cleber Rabelo (PSTU), 1,1% e Prof. Adolfo (PSOL), 0,3%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 23,7%.

FONTE: DOXA / CANAL 2N - agosto/2022

Portanto, a pesquisa reafirma a possibilidade real do atual mandatário estadual se reeleger em primeiro turno, algo que não ocorre desde o processo de redemocratização. Um fator que está relacionado diretamente e que sustenta a possibilidade de Helder se manter no poder é o nível de avaliação de sua gestão, que chega a 60,7% de positiva, enquanto a sua avaliação negativa é de apenas 11,5%. Os que responderam como regular atingiu 27,7%.

Pesquisa para Senado Federal - Pará

A disputa pela única vaga disponível ao Senado Federal, no Pará tende a ser uma das mais acirradas. No caso, em comparação, por exemplo com o levantamento anterior da própria Doxa e de outros institutos de pesquisas, há uma reviravolta. O ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB) lidera com 14,9% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o ex-senador, Mário Couto (PL) com 10,4%. Depois aparecem tecnicamente empatados o também ex-senador Flexa Ribeiro (PP) com 8,8% e o atual deputado federal Beto Faro (PT) com 8,2%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 57,7%.

FONTE: DOXA / CANAL 2N - agosto/2022

Mário Couto sempre apareceu na frente, acima da margem de erro (que comumente é 3%, mas essa da Doxa foi definida em 2,25%), e Pioneiro em quarto lugar, porém sempre empatado na margem de erro com os seus concorrentes. Algo em comum, independente de levantamento: a candidatura de Beto Faro, o candidato oficial de Helder, não decola. Ainda há um grande universo do que chamamos de “votos flutuantes”, ou seja, os que pretendem anular o voto ou estão indecisos, somam 57,7%. Portanto, nada está definido na disputa pela Câmara Alta, pelo Pará.

Dados da pesquisa

A pesquisa Doxa tem registro no TSE sob o nº PA-00475/2022. Foi realizada no período de 26 a 30 de julho de 2022. Foram 2.000  entrevistados no Pará. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro estimada de 2,25%.

(Com adaptações editoriais. Leia repostagem original no Blog do Branco - aqui)

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário