Português Italian English Spanish

ENEM: filmes e séries que podem ajudar na preparação

ENEM: filmes e séries que podem ajudar na preparação

Data de Publicação: 2 de outubro de 2019 19:14:00

Por Canal2N Leo Mendes da Redação do Canal2N
19:14

A Revista Galileu, uma das poucas publicações de divulgação científica do Brasil, em sua versão digital, trouxe na última semana um conjunto de sugestões de filmes e séries que podem contribuir para uma melhor preparação “para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e/ou os vestibulares que acontecerão Brasil afora”.

À lista da Revista Galileu, o Canal Duplo N (canal2n.com.br) adicionou mais alguns títulos, depois de ouvir professores de ensino médio de várias escolas de Campina Grande nas mais diversas áreas de conhecimento, especialmente de Ciências Humanas.

Veja a lista a seguir e divirta-se enquanto se prepare para as provas que serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Privacidade Hackeada

Produzido pela Netflix e lançado recentemente, o documentário tem um tema muito atual e mostra como a empresa de análise de dados Cambridge Analytica virou o símbolo do perigo das redes sociais após as eleições de 2016 nos Estados Unidos.

Dope

A série documental, também disponível na Netflix, foi filmada com a perspectiva de traficantes, usuários e policiais, e traz uma visão realista e abrangente sobre a guerra contra as drogas.

Democracia em Vertigem

O documentário da cineasta Petra Costa para a Netflix aborda a crise política brasileira com um ponto de vista bastante íntimo. Relembre desde a ascensão de Luis Inácio Lula da Silva à presidência até a atual polarização vivida no país, e é um dos favoritos para representar o Brasil no Oscar de documentários. 

O Menino do Pijama Listrado

Mais um disponível na Netflix, o longa de 2008 é baseado em um livro sobre a história do filho de um comandante nazista que inocentemente faz amizade com um menino judeu em um campo de concentração. É de ficção, mas é emocionante e ajuda a entender a dinâmica do regime e da Segunda Guerra Mundial.

Bastardos Inglórios

Outro filme que tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, este disponível na Amazon. Dirigido por Quentin Tarantino, o filme é a história de um grupo de judeus norte-americanos na França que espalha o terror entre o Terceiro Reich, ao mesmo tempo em que uma judia que fugiu dos nazistas planeja vingança em um evento em seu cinema.

Filadélfia

O longa de 1993 foi inspirado na história real de um advogado na Filadélfia que processou o escritório que o demitiu sem justa causa, em um dos primeiros casos de discriminação da AIDS. Estrelado por Tom Hanks e Denzel Washington, foi um dos primeiros filmes hollywoodianos a reconhecer HIV/AIDS, homossexualidade e homofobia.

Fonte da Juventude

O documentário ajuda a entender a epidemia global da obesidade e trazê-la para um contexto brasileiro.

O Festival de Woodstock

Neste ano, o festival de música que reuniu meio milhão de pessoas em uma fazenda no interior de Nova York completou 50 anos. Woodstock virou um símbolo da contracultura e do movimento hippie que marcou a década, e o documentário é uma boa forma de relembrá-lo.

O Nome da Rosa

Ambientado num mosteiro medieval, a produção traz uma abrangente visão da sociedade medieval com ênfase no papel da Igreja e suas disputas internas, além de levantar os movimentos heréticos que marcaram a Europa na Baixa Idade Média.

Diários de Motocicleta

O filme conta uma parte da juventude de Che Guevara e sua viagem pela América do Sul, com seu amigo Alberto Granado, especialmente, sua estada em Machu Pichu, quando a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.

No

História do plebiscito que, em 1988, pôs fim a uma ditadura de 15 anos imposta por Augusto Pinochet. O filme conta a história de um exilado que volta ao Chile e vai trabalhar como publicitário a serviço da campanha “Não”, que tem como objetivo influenciar o eleitorado a votar contra a permanência de Augusto Pinochet no poder durante um referendo, feito sob pressão internacional, pelo próprio ditador.

A Onda

Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros.

Persépolis

O filme conta a história de Marjane Satrapi, uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, ela acompanha os acontecimentos da Revolução Islâmica de 1979, que levou à queda do xá (rei) em seu país, juntamente com seu regime brutal.

O Que é Isso, Companheiro?

Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 sequestram o embaixador dos Estados Unidos para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.

O Baile Perfumado

Homem de confiança de Padre Cícero, o fotógrafo árabe Benjamin Abrahão, parte de Juazeiro, no Ceará, nos anos 30, para levantar recursos e filmar Lampião e seu bando. Graças à sua habilidade para estabelecer contatos, Benjamim localiza o cangaceiro e registra o cotidiano do grupo. Sendo último registro de imagens de Lampião ainda vivo, o filme foi proibido pela ditadura do governo de Getúlio Vargas, durante o Estado Novo.

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário