Português Italian English Spanish

Pesquisa Intelidata: com 21,08%, Valmir da Integral também lidera na espontânea para prefeito de Parauapebas

Pesquisa Intelidata: com 21,08%, Valmir da Integral também lidera na espontânea para prefeito de Parauapebas

Data de Publicação: 8 de novembro de 2019
Por Canal 2N
Da Redação
10:02

O canal 2N publicou com exclusividade na última terça-feira (5) pesquisa realizada pelo Instituto Intelidata simulando a eleição municipal de 2020 em Parauapebas.

Na pergunta estimulada, onde uma lista de nomes é apresentada ao cidadão, o pré-candidato Valmir da Integral lidera a corrida de intenção de votos com 24,08%, sendo acompanhado por João do Verdurão (18,31%) e Darci Lermen (16,34%).

Segundo o Instituto, o ex prefeito Valmir da Integral também lidera com 21,08% a corrida de intenção de votos na sondagem espontânea.

A pesquisa ouviu 736 eleitores entre os dias 23 e 26 de outubro e a probabilidade de os resultados retratarem a realidade é de 95%, considerando a margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.

Espontânea

Na entrevista espontânea o eleitor responde de forma aberta, sem qualquer menção de nomes pelo Instituto, ou seja, o cidadão responde sem acesso à lista de candidatos e se expressa de forma natural. O entrevistador apenas anota a resposta dada.

Em função da característica da pesquisa espontânea (o instituto apenas houve e anota a resposta sem qualquer intervenção), muitos nomes que provavelmente não serão candidatos a prefeito foram mencionados.  

O Instituto fez a seguinte pergunta aos entrevistados: “se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Parauapebas?". O resultado, considerando apenas as respostas válidas, foi o seguinte:

Valmir

21,08%

Darci

17,47%

Joelma Leite

13,86%

João do Verdurão

12,05%

Francine

9,64%

Marcelo Catalão

7,23%

Gesmar

5,42%

Luis Castilho

1,81%

Gauchinho da Makro

1,81%

Bel Mesquita

1,81%

Marcelo Parceirinho

1,20%

Dr. Hipólito

1,20%

Padre Hudson

1,20%

Raimundo Neto

1,20%

Obs: Sérgio da Anagráfica, Taquinha Saldanha, Dr. Rubens, Miquinha da Palmares e Chico das Cortinas tiveram menos de 1% cada um.

O importante a mencionar desse quadro (respostas espontâneas) é que o número de pessoas que não responderam de imediato é bastante significativo: 77,45% dos entrevistados. Esse percentual indica que, quando não estimulado, o eleitor ainda não tem opinião formada sobre em quem votar.

Ao considerarmos o número total de entrevistados, incluindo os que não responderam de imediato, os percentuais caem para patamares risíveis em que apenas Valmir da Intregral e Darci Lermen aparecem com percentuais acima da margem de erro. Vejam os números:

Valmir

4,76%

Darci

3,94%

Joelma Leite

3,13%

João do Verdurão

2,72%

Francine

2,17%

Marcelo Catalão

1,63%

Gesmar

1,22%

Outros 2,99%
Não responderam 77,45%

Obs: Nesse cenário, Luis Castilho, Gauchinho da Makro, Bel Mesquita, Marcelo Parceirinho, Dr. Hipólito, Padre Hudson, Raimundo Neto, Sérgio da Anagráfica, Taquinha Saldanha, Dr. Rubens, Miquinha da Palmares e Chico das Cortinas não conseguiram atingir 1%. Juntos eles somaram 2,99%.

Governo Bolsonaro

O Instituto Intelidata também aferiu como o cidadão de Parauapebas avalia o desempenho do governo Bolsonaro. A pergunta feita aos entrevistados era a seguinte: “como você avalia o governo do presidente Jair Bolsonaro?" O resultado é o que segue:  

Ótimo

11,28%

Bom

25,41%

Regular

40,63%

Ruim

8,70%

Péssimo

13,99%

Segundo o Instituto Intelidata, após a parametrização dos dados dos entrevistados que responderam sobre o desempenho do governo (Regular Positivo e Regular Negativo, por exemplo), pôde-se chegar ao seguinte grau de aprovação do governo de Jair Bolsonaro:

Reprovam

64,13%

Aprovam

35,87%

Considerando a margem de erro, os números da pesquisa Intelidata indicam que a opinião do eleitor em Parauapebas sobre o presidente Jair Bolsonaro não mudou nesses mais de 10 meses de governo (Jair Bolsonaro teve 61,54% dos votos válidos no 2º turno em Parauapebas).

As últimas sondagens dos Institutos Datafolha, Ibope, Poder 360 e Vox Populi indicam que Jair Bolsonaro vem sofrendo fortes quedas em sua popularidade desde a eleição. Os últimos números mostram que o governo do presidente é aprovado por apenas 1/3 da população brasileira, uma média de 33% de aprovação.

Parauapebas registra quase o dobro de aprovação da média nacional. Enquanto no Brasil apenas 1/3 da população aprova o governo, em Parauapebas 2/3 da população vem achando que o governo de Jair Bolsonaro está fazendo um bom trabalho.

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário