Português Italian English Spanish

Parauapebas: José Leal, titular da SEMED, concede entrevista para consórcio de blogs

Parauapebas: José Leal, titular da SEMED, concede entrevista para consórcio de blogs

Data de Publicação: 20 de janeiro de 2022 21:20:00

Por Leônidas Mendes Filho
CANAL 2N / SOL DO CARAJÁS / BLOG DO ALDERI

José Leal Nunes, 43 anos, natural de Pastos Bons (Maranhão), casado, é licenciado em Pedagogia e Filosofia com especialização em Gestão Escolar (pela UEPA) e Planejamento, Implantação e Gestão da EAD (pela UFF); reside em Parauapebas desde 2002; estando à frente da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) há pouco mais de 1 ano, sua gestão vem sendo marcada pelo diálogo e participação dos mais diversos agentes envolvidos com e na melhoria da educação pública, em nível municipal.

Nesta semana, na retomada das atividades da SEMED, Leal, como é conhecido, em feito inédito, concedeu breve entrevista para um consórcio de blogs de nossa cidade formado pelo Canal 2N, Sol do Carajás e Blog do Alderi, na qual fez uma avaliação de seu primeiro ano à frente da Secretaria e das perspectivas para o ano que está se iniciando.

2N/SC/BA: Secretário, como o senhor avalia seu primeiro ano à frente da SEMED? Quais foram suas maiores dificuldades? E o que o senhor destacaria como principais êxitos?

Leal: Foi um ano muito difícil, mas de muito aprendizado. Encontrei uma SEMED travada, processos licitatórios atrasados e alguns setores engessados. Devido ao contexto pandêmico, tivemos que continuar com as aulas remotas. Como conhecia a Secretaria, e toda a equipe, foi necessário a criação de alguns departamentos sem precisar contratar pessoas: apenas mexer nas peças do “xadrez”. Assim, surgiu o Departamento de Planejamento e Gestão para dar apoio ao Gabinete da Secretaria; ampliei o Departamento de Informática, que se dedicava apenas à manutenção e passou a ser de Informática e Tecnologia Educacional; também promovemos a reestruturação do DEVAS (Departamento de Valorização do Servidor/SEMED) e a criação do Departamento de Infraestrutura Escolar.

Ainda destaco o diagnóstico (pedagógico, administrativo e de infraestrutura) que fizemos na rede em parceria com o Itaú Social e o Plano Estratégico para quadriênio de 2021 a 2024; a implantação de uma plataforma digital de apoio aos professores; o Programa Notebook do professor, com 5 messes de internet. Tudo isso contribuiu com os resultados, que foram mais 200 medalhas em diversas olimpíadas brasileira (OBMEP, Astronomia, Astronáutica, entre outras); e diversos alunos classificados para olimpíadas internacionais.

2N/SC/BA: Secretário, o prefeito Darci Lermen (MDB) acaba de anunciar a implementação do programa de educação integral em Parauapebas, iniciando com três escolas. O senhor poderia nos esclarecer o porquê destas unidades? Há perspectiva da extensão do programa para as demais escolas num curto prazo?

Leal: A escola de tempo integral é um sonho antigo do nosso prefeito; além disso, está previsto no Plano Municipal de Educação (PME). Quando assumi, criei um grupo de trabalho em parceria com a Secretária de Governo (SEGOV), visitamos escolas em Recife; e a equipe de infraestrutura, em visita a todas as escolas da rede, escolhemos as escolas: Crescendo na Pratica (Palmares II), João Evangelista (Palmares I) e Paulo Fonteles (Rio Verde) para a implantação.

É um marco histórico por ser uma metodologia diferente: mais tempo na escola, professores exclusivos para se dedicar à aprendizagem dos alunos e valorizar o protagonismo juvenil. Inicialmente, atenderemos alunos dos ciclos finais (sexto ao nono ano) e, posteriormente, ampliaremos o projeto para as demais modalidades.

2N/SC/BA: Secretário, estamos retornando as atividades escolares regulares num momento de recrudescimento da pandemia. Como a SEMED se preparou para este retorno? Quais medidas foram adotadas para proteção de professores/as, estudantes e dos demais auxiliares?

Leal: A Comissão de Biossegurança, que avalia o cenário e as ações, nos orientou a continuar com os protocolos de biossegurança (uso de máscaras, álcool em gel, aferidor de temperatura e distanciamento, etc.) e a manter a boa parceria com a equipe de saúde presente nas escolas e a incentivarmos o uso da vacina.

2N/SC/BA: Secretário, nesta semana está se realizado a Jornada Pedagógica municipal. O senhor poderia fazer uma avaliação da mesma, destacando pontos relevantes para a melhoria da educação em Parauapebas?

Leal: O início do ano letivo na rede municipal de ensino de Parauapebas é oficializado pela Jornada Pedagógica. Um evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que envolve todos os mais de dois mil educadores da rede.

Nesta edição, o tema da Jornada foi “Metodologias Ativas na Perspectiva da Inclusão, Equidade e Qualidade”, visando ampliar os saberes e definir as diretrizes e metas dos processos de ensino e aprendizagem a serem alcançadas no decorrer do ano letivo de 2022, além de propiciar momentos de acolhida, interação artística e cultural para todos os educadores, fomentando a criatividade e o protagonismo para a transformação da sociedade. Devido ao cenário, o evento aconteceu de forma online e presencial e superou nossas expectativas pois, a participação foi muito positiva e tenho certeza que vai ser impactante em nosso trabalho durante o ano.

  Veja Mais
Exibindo de 13 a 16 resultados (total: 38)

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário