Meio Ambiente: elevação do Pacífico faz ONU alertar sobre “catástrofe mundial”
Data de Publicação: 27 de agosto de 2024 12:56:00
Por Fernando Olivieri
EXAME
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, emitiu um alerta global nesta terça-feira, 27, sobre a rápida elevação do Oceano Pacífico, destacando o impacto devastador nas Ilhas do Pacífico.
O novo relatório da ONU revela que as temperaturas dos mares na região estão aumentando muito mais rapidamente do que as médias globais, o que tem acelerado o derretimento das calotas polares e contribuído diretamente para a elevação do nível do mar. As informações são do G1 e da CNN.
De acordo com o relatório, o nível do mar nas Ilhas do Pacífico subiu 15 centímetros nos últimos 30 anos, agravando a vulnerabilidade dessas regiões. O aumento do nível do mar é uma preocupação global, uma vez que ameaça milhares de comunidades costeiras ao redor do mundo.
No entanto, as Ilhas do Pacífico estão entre as mais expostas devido à sua baixa altitude e proximidade com o mar. A elevação média dessas ilhas é de apenas um a dois metros acima do nível do mar, e cerca de 90% da população vive a apenas 5 quilômetros da costa, com metade da infraestrutura situada a 500 metros do mar.
Guterres, durante sua visita a Tonga, fez um apelo urgente: “Estou em Tonga para emitir um SOS mundial sobre a rápida elevação dos níveis do mar. Uma catástrofe em escala mundial está colocando em risco este paraíso do Pacífico”.
O alerta foi reforçado pelo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), que revelou que as temperaturas da superfície do mar no sudoeste do Pacífico aumentaram três vezes mais rápido do que a média global desde 1980.
(Com adaptações editoriais. Leia íntegra na Exame – aqui)