Português (Brasil)

Covid causa queda no QI, aponta novo estudo

Covid causa queda no QI, aponta novo estudo

Data de Publicação: 3 de março de 2024 15:18:00
Por Redação
RT NEWS

Compartilhe este conteúdo:

As consequências a longo prazo da Covid-19 podem incluir diminuição das capacidades cognitivas e deficiência de memória, descobriu um novo estudo em grande escala.

De acordo com uma pesquisa publicada na quinta-feira no New England Journal of Medicine, os pacientes que se recuperaram dos sintomas do coronavírus apresentavam um déficit cognitivo equivalente a três pontos de QI em comparação com aqueles que nunca haviam sido diagnosticados com a doença. Enquanto isso, os participantes do estudo com sintomas persistentes não resolvidos tiveram um declínio no QI de seis pontos.

O impacto da Covid foi ainda mais pronunciado quando se tratou daqueles que foram internados na unidade de cuidados intensivos, com a perda de QI a atingir nove pontos em comparação com o grupo de controlo. Ao mesmo tempo, os cientistas “observaram uma pequena vantagem cognitiva entre os participantes que receberam múltiplas vacinações”, afirma a investigação.

O estudo disse que existem “múltiplos fatores subjacentes” que contribuem para o declínio cognitivo pós-Covid. “Nossos resultados confirmaram associações de déficits cognitivos com alterações de humor e fadiga, mas também com uma variedade de outros sintomas”, disseram os pesquisadores.

O editorial do Journal dedicado ao estudo considerou os seus resultados preocupantes, dada a dimensão da pandemia de Covid-19, observando que “as implicações mais amplas requerem avaliação”.

Ao mesmo tempo, os resultados indicaram que aqueles que sofreram declínio cognitivo devido aos sintomas persistentes de Covid puderam posteriormente recuperar parte da sua capacidade, atingindo o nível daqueles que conseguiram recuperar rapidamente.

Um total de 800 mil pessoas foram convidadas a participar do estudo na Inglaterra, das quais cerca de 113 mil o concluíram. Os participantes foram convidados a fazer uma série de testes online para avaliar suas habilidades cognitivas. Uma das principais advertências da investigação, no entanto, foi a falta de dados sobre o nível de QI dos participantes antes de contraírem a Covid, o que significava que a sua cognição era medida em relação aos que não tinham a doença e não às suas próprias capacidades.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, houve um total de 774 milhões de casos de Covid registrados em todo o mundo, com sete milhões de mortes relatadas. Além de um aparente declínio cognitivo, os efeitos a longo prazo da Covid podem incluir dor crónica, confusão mental, falta de ar, dor no peito e fadiga.

(Com adaptações editoriais. Leia original no RT News - aqui)

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário